quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Visita à ACREDITAR / IPO

Hoje tivemos um dia de grande trabalho!

Como previamente marcado, durante a parte da manhã tivemos uma reunião na ACREDITAR- Associação de Apoio a Pais e Crianças com Cancro e pela parte da tarde uma visita guiada ao IPO.

A primeira teve como objectivo esclarecer algumas questões sobre o nosso trabalho e o que pretendíamos fazer. Propusemos realizar uma qualquer actividade com as crianças do IPO mas foi-nos explicado que tal não seria possível não só porque muitas delas, devido aos tratamentos a que estão a ser submetidas, se encontram fracas e com pouca disposição para tal, mas também porque não era moralmente correcto realizarmos a actividade em prol deste projecto e depois não voltarmos a estar com elas. Tivemos uma longa conversa sobre o assunto, o que nos fez perceber certas restrições que normalmente são feitas. Assim, devido ao nosso empenho e vontade de ajudar de alguma forma, foi-nos proposto que realizássemos uma recolha de materiais novos, precisamente porque as crianças estão a ser submetidas a tratamentos e contraem vírus mais facilmente. Outra actividade proposta foi a venda de materiais disponibilizados por eles para que não só conseguíssemos ajudar monetariamente, como também ajudássemos na divulgação da instituição.

A visita ao IPO foi muito interessante e enriquecedora. Iniciou-se com uma conversa sobre o cancro, tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, as formas de prevenção e também houve algumas trocas de ideias sobre os projectos que cada grupo presente está a desenvolver. Seguiu-se a passagem pela sala de tratamentos de quimioterapia, onde nos foi explicado todos os processos de terapia e pós-tratamento e pelo espaço de radioterapia, onde nos foram mostradas as máquinas e todos os processos de tratamento. Esta foi uma visita que de certa forma nos marcou por presenciarmos os momentos de tratamento de alguns doentes e também porque percebemos melhor pelo que passam os doentes não só a nível hospitalar, mas também a nível psicológico.

.

.

.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Visita ao IPATIMUP

No seguimento da investigação que está a ser levada a cabo pelo grupo, foi realizada uma visita às instalações do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) com o objectivo de adquirir informações sobre as experiências referentes ao cancro que estão a ser, presentemente, realizadas neste local.
Para o efeito, reunimo-nos com o Doutor Luís Sirnes, responsável por diversos trabalhos desenvolvidos no Instituto. Este elucidou-nos sobre o tipo de investigações que estão a ser trabalhadas de momento e sobre a hipótese do nosso grupo se envolver activamente numa delas.
Após algumas trocas de opiniões, decidiu-se que iríamos investigar acerca dos efeitos da vitamina D no cancro da mama que passaremos a informar em próximas publicações.
No todo, uma visita bastante produtiva para o desenvolvimento do Projecto.
.
.
.