sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Hoje tivemos a nossa primeira iniciativa na luta contra o cancro.

Assinala-se o "Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama", cancro que afecta milhares de mulheres em Portugal, muda vidas e é, portanto, motivo de preocupação.

Procedemos à elaboração de um cartaz sobre este tema, para alertar a sociedade da importância do rastreio e da prevenção desta doença, que afecta sobretudo, mas não apenas, as mulheres acima dos 45 anos.

Sendo esta a nossa primeira iniciativa, achamos que não cumpriu todas as nossas expectativas, principalmente a nível estético e, por esse motivo, tentaremos prestar mais atenção a esse aspecto nas próximas comemorações, já planeadas.

Em futuras publicações, iremos explicar os motivos do aparecimento e desenvolvimento deste cancro e também explorar outros assuntos relacionados com este tema.

Até breve.
.
.
.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Objectivos e Desejos dos AMIC

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas e um bem haja, a todos aqueles que estiverem a ler esta mensagem. Esperamos sinceramente que simpatizem com os nossos ideais que, vos garantimos, são nobres e dignos da vossa atenção.

Leitores: o cancro é uma doença bastante actual e afecta milhões de pessoas em todo o globo. Os seus efeitos são de tal forma devastadores, que o doente não volta a ser a mesma pessoa, pois é afectado, tanto a nível físico, como psicológico.

Este projecto, que será levado a cabo durante um ano, no âmbito da disciplina de Área Projecto do 12º ano, e terá como objectivo esclarecer questões como: o que é o cancro; como se formam e desenvolvem os diferentes cancros; os vários tratamentos; o impacto que causa, tanto nos indivíduos que contraem a doença, como na família e amigos. Temos também como finalidade deste projecto, a obtenção de fundos para uma intituição, ainda por decidir.

Resumindo, iremos fazer uma abordagem ao cancro em duas vertentes:

- A científica, na qual iremos desenvolver pormenores acerca dos factores biológicos por detrás da formação e proliferação desta doença, contando ter esclarecimentos preciosos de pessoas entendidas nesta área.

- E aquela onde iremos abordar o impacto emocional, físico, psicológico e social que o cancro causa num indivíduo. Esta vertente, tem também como objectivo, divulgar as dificuldades destas pessoas na adapatação a esta doença, investigar a forma como estas são vistas pela sociedade, conhecer os seus medos e receios. Para este efeito, teremos a colaboração de psicólogos e enfermeiros, mais uma vez, muito entendidos no que toca a estes casos.

Esperamos sinceramente que acompanhem este nosso trabalho, que tem a melhor das intenções e quer dar-vos uma perspectiva mais concreta, mais detalhada e sobretudo mais humana destas doenças.
No decorrer do projecto, iremos manter-nos disponíveis para quaisquer dúvidas que possam querer colocar e, ao mesmo tempo, iremos tornar públicas todas as nossas iniciativas, criando entradas neste blogue, quando acharmos necessário. Esperemos que se interessem pelo projecto, que aprendam muito e que, se possível, nos ajudem na nossa causa.

Lembramos apenas que existem crianças e adultos que sofrem todos os dias com esta doença e, é por eles, que pedimos que acompanhem o nosso blogue. Mais uma vez, reforçamos a ideia de que as doações cabem a cada um, mas acompanhar o blogue é 100% gratuito, e muito necessário.
Muito obrigado e um bem haja.
.
.
.